22 de dezembro de 2015

[Tudo que eu vi] O Expresso Polar #semananatalina - Segundo dia

Ficha técnica:
Título Original: The Polar Express
País de Origem: EUA
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks
             Leslie Zemeckis
             Edie Deezen
             Nona Gaye

             Peter Scolari
Gênero: Animação, Aventura
Duração: 100 Minutos

Ano de Lançamento: 2004


"É véspera de Natal e um garoto (Tom Hanks) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem."


Era uma vez um garoto que não acreditava mais em Papai Noel. Sua descrença era tão grande que tentou convencer a irmã mais nova de que o bom velhinho não passa de uma farsa. Mas na véspera do natal algo estranho acontece. Um trem aparece em frente sua casa e de dentro dele sai o condutor que o convida para entrar. Ele recusa o convite e o trem volta a seguir seu rumo. Porém, antes que a locomotiva crie velocidade o garoto muda de ideia e decide embarcar nessa aventura.



Ao adentrar o veículo ele se depara com outras crianças e pergunta à uma delas qual o destino do trem. A resposta é Pólo Norte, terra do Noel. É claro que ele fica em dúvida. O último passageiro a embarcar é Billy, um garoto que está triste com o natal, pois diz que essa data nunca lhe trouxe nada de bom. Ele decide se isolar dos demais e fica em um vagão separado. 



O trem segue seu curso e a viagem é repleta de acontecimentos e imprevistos, como uma parte dos trilhos congelada e a aparição de garçons no vagão para servir chocolate quente aos viajantes. Nosso garoto é conhecido como O Herói, pois em determinado ponto da história uma das passageiras tem um problema e ele a ajuda a permanecer no trem. 

A maior descoberta das crianças acontece quando chegam ao destino final. Eles se deparam com um lugar incrível, mágico e muito bonito. Todos ficam encantados e O Herói começa a repensar se o tal Noel existe mesmo. 

O Expresso Polar é um filme de animação digital, e foi listado no Guinness Book of World Records de 2006 como a primeira e totalmente digitalizada captura de filme em que todas as partes foram feitas em captura digital (Fonte: Wikipédia). É uma história emocionante, de animação incrível e muito bem feita. Conseguimos encontrar na feição dos personagens traços de atores reais. Não tenho o costume de assistir filmes em 3D, mas fiquei imaginando como esse seria nessa versão. 



Como a maioria dos filmes natalinos esse traz uma importante mensagem. Ele nos mostra o valor da amizade. Em uma das cenas aparece um fantoche de Ebenezer Scrooge, personagem do livro Um conto de Natal. Até em forma de fantoche ele é rabugento. 

Todos os atores de O Expresso Polar atuaram em frente a uma tela vazia, com sensores de captura de movimento presos a eles. Os dados destes sensores eram repassados a computadores e serviam de molde para a criação do personagem no próprio filme. Como os sensores captavam expressões e movimentos, não era obrigatório que o personagem criado com estes dados tivesse um corpo semelhante ao do ator que o interpretava. Desta forma foi possível que Tom Hanks interpretasse 5 personagens diferentes em O Expresso Polar e um deles era um garoto. (Fonte: site adorocinema.com)

Essa é a primeira vez que assisto esse filme e o descobri quando procurava dicas de filmes natalinos para resenhá-los para vocês. Me apaixonei por ele. Ri sozinha e fiquei encantada com todos os detalhes. Recomendo para pessoas de todas as idades, mas se você tiver alguma criança que o acompanhe enquanto assiste, acredito que será bem melhor. Deixo aqui o trailer para que vocês se encantem também. 





5 comentários:

  1. Amo esse filme, já assisti diversas vezes <3

    http://conversadecloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. esse filme é muito amor ♥ vi quando era novinha e fiquei apaixonda! ♥

    Adorei seu blog e segui :3 Poderia dar uma olhadinha no meu?

    Beijos da Maidy!
    http://www.dearmaidy.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito amor, Maidy! Dou uma olhadinha no seu blog, sim.
      Beijos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir