3 de fevereiro de 2018

Conhecendo o autor : R. J. Palacio

Oi, tudo bem? Hoje resolvi retomar uma coluna que tinha aqui no blog, na qual eu falava sobre algum autor. O objetivo dessa categoria é conhecermos um pouco mais aqueles que nos proporcionam diversas experiências através de suas histórias. E para a retomada da coluna escolhi R. J. Palacio, autora de Extraordinário. 



Raquel Jaramillo Palacio nasceu em 13 de julho de 1963. Atualmente mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Por mais de vinte anos foi Diretora de Arte e Designer Gráfica, trabalhando nas histórias de outras pessoas enquanto esperava o momento certo para escrever o próprio livro. Sua obra de estreia foi Extraordinário, publicado em fevereiro de 2012, e com ela entrou na lista da New York Times Best Seller e venceu o Mark Twain Readers Award em 2015. O livro conta a história de Auggie Pullman, um garoto que sofre da Síndrome de Treacher Collins, que causa deformação facial.

A autora escreveu o livro após um incidente onde ela e seu filho, então com três anos de idade, estavam numa fila para comprar sorvete. Seu filho viu uma menina com deformidades faciais e começou a chorar. Tentando controlar a situação, ela tentou levar o filho para longe para não chatear a menina ou a família dela, mas isto acabou piorando a situação. Após ouvir a canção "Wonder", de Natalie Merchant, Palacio se deu conta de que o incidente ensinaria uma lição à sociedade, e assim começou a escrever o livro, que leva o nome da canção. O refrão da música é usado como prólogo do primeiro capítulo. 


Incrível, não é mesmo? É interessante ver como R. J. Palacio transformou uma experiência que deve ter sido no mínimo embaraçosa em livro e nos passou uma mensagem tão importante. Encontrei pouquíssimas informações à respeito dela, mas espero que tenha sido relevante para vocês. 
Por hoje é só. Beijos e até a próxima!